Existe relação entre o cristianismo e o reiki?

Muitas vezes ouvimos falar de cristãos que têm medo de aceitar ou praticar Reiki porque pensam que se opõe ao cristianismo e aos ensinamentos de Cristo. 

O Reiki é uma religião?

O Reiki não é,  e nem depende de qualquer religião. Não é necessário que o praticante ou o destinatário abandone as suas crenças religiosas para poder praticar, ser sintonizado, ou receber Reiki. A energia Reiki irá sempre funcionar no individuo indiferentemente da crença religiosa do praticante ou paciente.

O Reiki embora originalmente tenha  sido descoberto  através  de varias influencias de religiões antigas orientais. Aliás conforme consta na historia da descoberta do Reiki. O Mestre Mikao Usui  entendeu a natureza universal e transversal da energia Reiki, por  isso decidiu criar um simples manual , e uma escola para ensinar Reiki.
O cristianismo e o reiki
Gakkai Reiki Ryoho Hikkei – Livro original do reiki

O próprio mestre Mikao Usui  ao descobrir o Reiki, encarou-o sempre como uma terapia e não como uma religião. Senão vejamos,  que por  si só,  para accionar o fluxo de energia Reiki, não é necessário qualquer tipo de ritual ligado a qualquer religião, mas somente um conjunto de técnicas e símbolos que quando usadas correctamente, despoletam o fluxo dessa maravilhosa energia. Por isso o Reiki não é,  e nem depende de qualquer religião.  Embora exista uma tendência natural no ser humano em explicar o que é para si inexplicável à luz da sua religião, e isso é legítimo. Existe a tendência por parte do praticante para invocar entidades ligadas às suas crenças religiosas, tais como arcanjos e até mesmo Cristo,  isto para ajudar na activação e aplicação do fluxo de energia Reiki.

 

Semelhanças entre o cristianismo e o Reiki.

Não nos podemos alhear do facto que em varias religiões existem relatos que os seus profetas além de pregadores, eram curadores. E o cristianismo é uma delas,  em que ocorrem milagres inexplicáveis de cura, e não só. Ora a cura é um dos objectivos do Reiki. Por isso , repare nestes factos:

– Jesus era um curador. Isso é um facto que qualquer cristão afirma, descrevendo várias curas feitas por Jesus, às quais chamam milagres, em que Jesus cura pessoas fisicamente, psicologicamente e espiritualmente;

– Jesus ensinou os outros a curar. Ele ensinou a todos os seus discípulos a curar, e muitas vezes incentivou os seus esforços e corrigiu-os para que eles possam curar mais eficazmente, existem relatos de milagres, feitos por discípulos;

–  Jesus pregava o amor e a compaixão. Jesus ensinou amor e compaixão acima de tudo. Ele pediu que todos nós amássemos e ajudássemos os nossos “irmãos”, independentemente, da sua  condição de pecadores, de descrentes em Deus, raça entre outras. Enfim ele defendia a compaixão e amor para tudo e todos;

–  Os primeiros cristãos pareciam perceber que tais poderes de cura estavam ao alcance de todos. Existem relatos no Novo Testamento que ocorrem após a morte de Jesus, que relatam muitos milagres de cura feitos pelos seguidores de Cristo. Os discípulos Paulo e Pedro, em particular, eram curandeiros frequentes e ensinavam outros seguidores que deveriam fazer o mesmo.

– Os princípios do Reiki incorporam os ensinamentos de Jesus. Quando dizemos os princípios começamos por “Apenas por hoje …” e  ao seguirmos o  nosso caminho de busca espiritual, estamos em alinhamento com o que Jesus ensinou. Não precisamos ser cristãos para praticar calma, compaixão, bondade e respeito por nós mesmos e pelos outros. Esses princípios são inerentes a todas as formas de prática espiritual e para lidar bem com a vida.

– Jesus curava as pessoas através de formas semelhantes ao Reiki .

Milagre de Jesus

Nos relatos bíblicos dos milagres de cura tal como no Reiki Jesus  curava pessoas principalmente através da imposição das suas mãos, pela palavra ou até mesmo à distancia;

O propósito principal de seguir Jesus é aprender os Seus ensinamentos e depois abraçá-los e incorporá-los na nossa vida . O Reiki como técnica holística convida-nos a fazer exactamente isso. A energia Reiki tem origem certamente em algo divino, que tudo tem a ver com o mistério da criação. Quem nos diz que a  energia de cura que flui do Divino, que é constantemente mencionada em toda a Bíblia (Antigo e Novo Testamento) não é o próprio Reiki?  Mas visto de forma diferente, consoante cada religião? É um facto que Jesus foi exímio a ensinar como usar e dirigir esse fluxo de energia para o bem maior de tudo e de todos.

Obrigado por ler este artigo e esperamos que o ajude, a melhorar a sua pratica, a manter sua fé e  a sua crença no Reiki. Namastê VidaLusa T.L.

Originally posted 2017-03-15 23:57:31.

Gostou deste artigo? A melhor forma de nos agradecer é partilhando nas redes sociais e fazendo like nas nossas paginas do Facebook!
Author: vidalusa

Deixe um comentário